Esse é um gênero que você com toda certeza já ouviu falar sobre, mas será que você sabe exatamente o que significa? 
Vamos começar com a sua origem e com o significado da palavra segundo o dicionário:
Em grego, “dis” ou “dys” exprime ‘dificuldade, dor, privação, infelicidade’; a palavra topos significa ‘lugar’. Portanto, ‘distopia’ quer dizer ‘lugar infeliz, ruim’
Distopia é qualquer demonstração ou definição de uma associação social futura, definida por circunstâncias de vida intoleráveis, cujo propósito seria analisar de maneira crítica as características da sociedade atual; além de ridicularizar utopias, chamando atenção para seus males.
Ou seja, livros desse gênero apresentam um futuro com uma sociedade aparentemente Utópica mas que no decorrer da narrativa se mostra ao protagonista cheia de falhas e injustiças. O governo da sociedade Distópica é sempre autoritário, totalitário e muitas vezes ditatorial, regido por um tirano que tem poderes ilimitados. E esse tirano utiliza da ignorância  e da violência generalizada para governar.
 O protagonista tende no inicio a aceitar bem sua situação em relação à sociedade mas acaba sendo injustiçado e em seguida dá início á uma revolução. Seja ela de nível mundial ou apenas em sua cidade, a personagem abre os olhos e percebe que a Utopia em que acreditava existir nunca foi real.
 Um exemplo? A trilogia de Susanne Collins apresenta todas essas características, o governo da Capital mantêm todos os distritos sobre rédea curta até que Katniss desafia suas regras e a partir daí se coloca como inimiga do Presidente Snow.  Assim como “Jogos Vorazes” existem muitas outras distopias fazendo sucesso ultimamente como “Divergente” e “Reiniciados”.
Esse gênero tem com principal objetivo criticar a sociedade atual e alertar as pessoas da sociedade autoritária que pode um dia se tornar real, sempre direta e clara a distopia literária mostra ao leitor que a voz de um cidadão tem valor e que ao se juntarem a população pode reconstruir uma nação. 
Espero que isso tenha esclarecido um pouco as coisas para vocês.

0 Comentários